sábado, 13 de setembro de 2008

MATERIAL DIDÁTICO - SHIBORI

Shibori

Podemos definir o Shibori como uma técnica de tingimento obtido através de formas tridimensionais, ou seja, o tecido torna-se tridimensional, através das costuras, das dobras e dos pontos, retornando depois a forma bidimensional.
Os desenhos resultantes são muitos, mas os japoneses foram os que mais desenvolveram tal técnica, transformando-a para obter resultados altamente estéticos, onde em sua grande maioria serviram e servem para a confecção de kimonos, vestimenta típica da cultura japonesa.

O termo Shibori deriva do verbo root shiboru: torcer, apertar, pressionar. Certas características técnicas e estéticas devem ser preservadas para se obter o Shibori tradicional, as quais são: a cor, a qual é obtida através do tingimento com índigo, os pontos iguais e simétricos e as técnicas que devem ser desenvolvidas meticulosamente.

1.Cor
A cor é uma das etapas que caracteriza de forma diferenciada o processo de acabamento do shibori. Atualmente é aceito o tingimento com diversas cores, no entanto, é o índigo que lhe impõe a tradição. Referindo-se sobre os processos de tingimento.













Shibori tradicional














shibori contemporâneo
2.Tipo de Desenho (estampa)

O resultado do desenho (estampa), possui uma seqüência ritmada, exata. Pode ser costurado, amarrado com linhas e prensado, mas sempre deve ser planejado, pois a variedade de pontos é imensa. Podem ser repetidas várias vezes obtendo-se sempre o mesmo resultado.
A criação do desenho (estampa) do Shibori está diretamente ligado ao tipo de costura, ao ponto, à tensão da linha, às áreas que vão resistir ao tingimento, à uniformidade dos motivos, e aos espaços.

3. Técnicas

O Shibori pode ser dividido em quatro técnicas distintas:


Binding (unir, ligar):
Shibori feito usando-se pequenas amarrações com linhas. Esta técnica foi desenvolvida durante o período Nara (710-794).


miura shibori


Stitching: costurado
Shibori feito com pontos diversos e com o uso de agulhas, este método dentro da técnica do Shibori é muito usado pela flexibilidade e controle que oferece ao ser executado. Por isso é grande a variedade do desenho obtido, que pode ser delicado ou forte, simples ou complexo, pictórico ou abstrato.Sua criação foi datada durante o período Kamakura (1185- 1333).

Shipo-tsunagi flower shibori

Folding- Shibori feito com dobras

É o shibori com dobras junto com amarrados ou dobras com costuras. O tingimento com dobras sobre o tecido resiste a mais de trezentos anos e era usado na confecção de rédeas de seda, para serem usados nos cavalos do Shogun Tokugawa, em Aramatsu. Seus detalhes são as combinações de dobras verticais, horizontais e obliquas.

Itajime shibori

Pole-wrapping: Enrolado
shibori feito com amarrados sobre canos de bambu ou canos sintéticos. Criado em 1880 por Kanezo Suzuki em Aramatsu, quando este realizava tingimento de algodão com índigo. É mais conhecido como Arashi Shibori, suas adaptações são feitas tanto em algodão como em seda. Consiste em amarrar de diversas maneiras o tecido em torno de um bambu ou cano. É grande a variedade do Arashi Shibori que se pode amarrar o tecido de diversas maneiras, dar-se tingimento, desfazê-lo e amarra-lo novamente, quantas vezes preferir.

Hosoito Kairyo shibori

Atualmente as inovações da técnica do shibori são muitas, o tradicional é tingido com índigo e é feito em seda e algodão. Atualmente artistas têxteis utilizam esta técnica para dar mais variedade em suas criações, utilizando o shibori apenas como detalhe ou no todo em suas obras, como tecidos usam a seda, o algodão, o feltro, a lã torcida junto ou em separado a outras fibras.

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